quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Formação sobre Cultura Gaúcha evidencia temário da Semana Farroupilha:"Rio Grande do Sul no Imaginário Social"

 
           A 14ª Coordenadoria Regional de Educação realizou no dia 28 de agosto, no Centro Municipal de Cultura de Santo Ângelo, a primeira formação sobre Cultura Gaúcha sob a coordenação das professoras Maria Lúcia Mousquer, Sandra Grasel e Lúcia Àvila, as quais participaram da Formação Estadual em junho deste ano em Porto Alegre. Equipe diretiva, equipe pedagógica, professores interessados no assunto, entre outros, foram convidados para enriquecer o conhecimento em torno do tema da Semana Farroupilha deste ano “O Rio Grande do Sul no Imaginário Social”, definido pela busca da compreensão e organização do ser humano, de maneira que cada indivíduo encontre seu lugar e sua razão de ser no espaço. O Imaginário Social resulta de um vasto conjunto de imagens, símbolos e ritos, trazendo este assunto à tona no ano de 2013, através dos contos, mitos e lendas do Rio Grande do Sul. A Cultura Gaúcha é uma das bases das tradições rio-grandenses. Suas manifestações estão por todos os lados e enriquecem muito a cultura com seus belos ritmos, crenças e costumes.
            Como um dos palestrantes do evento tivemos o Sr. Valter Portalete que abordou o tema “O Sentido e o Valor do Tradicionalismo”. Após, o Sr. Otávio Reichert abordou o tema “Cultura Gaúcha”, deixando aos presentes sugestões de atividades nos diferentes níveis, a fim de subsidiar as aulas e/ou enriquecer o Projeto Interdisciplinar no período da Semana Farroupilha de 2013.
            O evento foi prestigiado pela Coordenadora-adjunta Tania Rosana Matos Santiago, pelo representando da Secretaria Municipal da Cultura, Sr. Edson Jardim e também pelo Coordenador dos Festejos Farroupilhas deste ano, Cap. Itamar Ferreira Walter.                                                    


 













Nenhum comentário:

Postar um comentário