segunda-feira, 19 de agosto de 2013

FORMAÇÃO INICIAL DO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO-RS


      Iniciou nesta segunda-feira (19) e segue até quinta-feira (22), a Formação Inicial do Programa Brasil Alfabetizado, no prédio 13 da URI. Participam do encontro professores das Coordenadorias Regionais de Educação de Santo Ângelo - 14ª CRE, São Luiz Gonzaga - 32ª CRE e Ijuí - 36ª CRE. Este evento garante um espaço para capacitar os Alfabetizadores e Intérpretes de LIBRAS para atuar em turmas de alfabetização de jovens e adultos, tendo como foco a cidadania, oportunizando reflexões que sirvam como orientação para exercer a prática pedagógica e aprofundamento dos estudos relativos às teorias de alfabetização.

       No dia 19 de agosto, tivemos a apresentação do Programa Brasil Alfabetizado/RS pela Prof.ª Lara Viscardi – da Secretaria de Estado da Educação e palestra sobre “Alfabetização não tem receita, mas tem princípios”, com a Prof.ª Márcia Scherer da 36ª CRE – Ijuí.

       No dia 20 a Prof.ª Gilvane Savariz Zilli da 14ª CRE apresenta o painel “Princípios político-pedagógicos da avaliação na alfabetização de jovens e adultos” e  a Prof.ª Guiomar T. B. dos Santos da 32ª CRE – São Luiz Gonzaga apresenta o painel sobre “Planejamento da Ação Alfabetizadora”. Neste mesmo dia teremos a “Oficina e Reflexão Sobre o Ato de Planejar” com as assessoras da EJA e da Alfabetização da 14ª, 32ª e 36ª CREs.

       Na quarta-feira (21), o evento prossegue com o painel “Alfabetização com foco no PBA”, apresentado pela Prof.ª Luciany Andrade Nascimento e Prof.ª Neide Liane dos S. Rodrigues, da 32ª CRE – São Luiz Gonzaga. A tarde, o tema “Interfaces entre a Educação de Jovens e Adultos, Mundo do Trabalho e o Estatuto do Idoso” será abordado pela Prof.ª Eliena Garlet da 14ª CRE. Neste mesmo dia teremos ainda as oficinas sobre “Avaliação do Processo Ensino e Aprendizagem - Testes Cognitivos de Entrada” e “Planejamento da Ação Pedagógica” com as assessoras da EJA e da Alfabetização 14ª, 32ª e 36ª CREs.

       Na quinta-feira (22), último dia do encontro, a Prof.ª Solange Moraes da 36ª CRE – Ijuí falará sobre “Leitura do mundo e leitura da palavra”, bem como “Oficina de planejamento da ação pedagógica” com as assessoras da EJA e da Alfabetização 14ª, 32ª e 36ª CREs.
 







 



 
 









Nenhum comentário:

Postar um comentário