quinta-feira, 20 de junho de 2013

Curso de extensão em Gestão do PRONATEC - O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego


Criado em 2011 pelo Ministério da Educação (MEC), através da Coordenação do Plano Brasil Sem Miséria (BSM), o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego tem o objetivo de ampliar a oferta de cursos de formação inicial e continuada voltada para a inserção da população no mercado de trabalho. Considerado o maior programa do Governo Federal voltado à formação profissional, somente no ano passado, o PRONATEC foi o responsável pela capacitação de 266 mil pessoas em todo o país.
Neste ano, o Governo do Estado, por meio do Pacto Gaúcho pela Educação e com a contribuição do Pronatec, pactuou 6.539 vagas oriundas de cursos técnicos e 13.822 vagas de cursos de idiomas. Destas vagas, já no primeiro semestre, foram disponibilizadas 4.199 vagas para cursos técnicos, que atingiu 33 municípios e 7.975 vagas para cursos de idiomas, atingindo 75 municípios. As demais vagas serão divulgadas ainda este ano, e no mês de julho, as inscrições para os cursos poderão ser realizadas nas escolas estaduais.
A Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), por meio da Rede Escola de Governo, realiza de 19 a 21 de junho, no Hotel Ritter (Rua Voluntários da Pátria, 1016, no centro de Porto Alegre), o curso de extensão em Gestão do PRONATEC, um dos programas integrantes do Pacto Gaúcho pela Educação. A ação educativa, com duração de 40 horas, tem a parceria das Faculdades Integradas de Taquara e faz parte do Programa de Formação Continuada em Gestão Local.
O Diretor-Presidente da FDRH, Jorge Branco, salientou que a Rede Escola de Governo tem como objetivo formar servidores para que sejam capazes de elaborar e executar projetos que materializem e tornem reais os direitos da sociedade.
Participaram representando o Comitê Estadual da SEDUC, a Coordenadora Clarice Schussler e demais integrantes; os responsáveis do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha; as unidades de ensino dos serviços nacionais de aprendizagem (SENAI, SENAC, SENAR e SENAT); instituições de educação profissional vinculadas aos sistemas estaduais de ensino, bem como representantes dos Comitês Regionais das 30 Coordenadorias de Educação do Estado, sendo a 14ª CRE representada pela professora Tania Rosana Matos Santiago e Erica Suski.

Um comentário: