quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Escola Getúlio Vargas realiza o 1º CAFÉ LITERÁRIO

 
O 1º Café Literário realizado na E.T.E. Pres. Getúlio Vargas, teve como organizadoras as professoras Isabel Seibt (Língua Inglesa), Denise Soares (Língua Portuguesa), contando com a colaboração da Equipe Diretiva, Prof.ª Elizabeth Bordin da Silveira (Diretora), Mara Reimann (Or.Educ.) e Marcia Aranda (Coord.Ped.) e o trabalho incansável dos alunos dos 2ºanos do Ensino Médio Politécnico da Escola.
 "A literatura favorece a elucidação sobre os valores e práticas que potencializam e/ou dificultam a emancipação humana. Por outro lado, a análise política das obras literárias permite desvendar tais representações e contribui para uma reflexão crítica sobre estas, a política e a sociedade. Como conhecimento dotado de um potencial de incentivo à reflexão, a obra literária pode formular enunciações que atuam sobre as representações dos sujeitos individuais e coletivos, modificando-as, e assim, manifestando seu caráter pedagógico". Antônio Ozaí da Silva e Walter Praxedes
Trabalhos desenvolvidos a partir das obras: O Calidoscópio e Apenas uma História de Amor do Escritor Walmor Santos, que se fará presente na Feira do Livro no dia 03 de outubro.
Na Área de Linguagem, foram realizados trabalhos com os alunos em diferentes formatos: interpretação das obras, sinopses, releituras, elaboração de charges, cartuns, caricaturas do autor e de seus personagens.
Este Café Literário é o marco de muitos que ainda virão e que objetiva proporcionar um bate papo informal entre: obra – autor – leitor reunindo dessa forma os amantes da literatura e das letras.
 Como Escola, nosso papel é estimular o debate e a formação de opinião, além de oportunizar discussões decorrentes da apresentação e da problematização das obras literárias.
            As turmas 201 e 203 prepararam apresentações de vídeo marketing, e utilizando o programa HQ, exploraram o cenário e personagens da obra Calidoscópio com criatividade nas histórias em quadrinhos e a criação do ULOG sobre a obra de Walmor Santos disponível no youtube.(café com sagas).
Em Língua Inglesa, os alunos também fizeram releitura da obra, a partir de charges, cartuns e caricaturas dos personagens, além da produção e apresentação de poemas e sinopses em Inglês. Os trabalhos foram expostos em diferentes ambientes na Escola.
 Fazer do ambiente escolar e do ato de educar, espaços e momentos prazerosos, criativos e inovadores, para alunos, professores e comunidade escolar. Isso demanda interesse, participação e gosto pelo desafio.  Assim, é possível fazer do ambiente escolar um exercício de cidadania, qualidade de vida, realização pessoal e profissional, basta estarmos dispostos, encarar desafios e implementar novas ideias e propostas.  Aproximando - Educação e Literatura - há, com toda certeza, a contribuição para a descoberta de saberes enriquecidos de sentimentos, de modo a (re) construir uma educação com alma.
Agradecemos e parabenizamos aos envolvidos neste projeto, e também a todos que de uma forma ou de outra, fizeram desse evento, um grande sucesso. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário