quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Dr. Attico Chassot e Marcelo Andreatta foram os palestrantes da Formação para os Professores de Anos Finais e Ensino Médio no dia de hoje

Aconteceu, no dia 03 de outubro, mais uma etapa de formação continuada para os professores da Rede Estadual de Educação – Ensino Fundamental e Ensino Médio, de abrangência da 14 CRE – Santo Ângelo, no auditório da URI. O encontro reuniu 537 professores de 11 municípios de abrangência da 14ª CRE, momento em que se desenvolveu duas conferências (manhã e tarde) com renomados educadores e pesquisadores em educação: Professor Attico Chassot e o Professor Marcelo de Faria Corrêa Andreatta.
Da Disciplina a Indisciplina
Attico Chassot é  professor há 52 anos (desde 13 de março de 1961). Sua formação acadêmica e profissional iniciou com a licenciatura em Química (UFRGS). É mestre e doutor em Educação (UFRGS) e pós-doutor na Universidade Complutense de Madri. Foi professor titular da PUC-RS, FAPA, UFRGS ULBRA, UNISINOS. Foi professor visitante na Aalborg Universitete na Dinamarca. Foi co-orientador em processo de cotutela na Universidade de Lyon 2. É professor e pesquisador do Mestrado Profissional de Reabilitação e Inclusão do Centro Universitário Metodista IPA; Professor-pesquisador do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) no Campus de Frederico Westphalen; Professor-pesquisador do Programa de Pós Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle, em Canoas. Orientador de doutorado na REAMEC - Rede Amazônica Ensino de Ciência.
O Professor Dr. Atticco Chassot tem nos livros e no escrever duas de suas paixões. É autor de vários livros, dos quais sete estão ainda em circulação: A ciência através dos tempos (Moderna, 1994, 23ªed. 2011). Para que(m) é útil o ensino? (EdULBRA, 1995, 2ªed, 2004); Alfabetização científica: questões e desafios para a educação (EdUNIJUI, 2000, 5ªed, 2011); A Ciência é masculina? É sim, senhora! (EdUnisinos, 2002, 5ªed, 2011); Educação consciência (EdUNISC, 2003, 2ªed, 2007); Sete escritos sobre Educação e Ciências (Cortez, 2007); e Memórias de um professor: hologramas desde um trem misto (EdUNIJUÍ. 2012).
Na sua conferência abordou o tema “Da disciplina a Indisciplina”. Fez uma leitura epistemológica acerca da origem e das relações entre os diferentes conhecimentos focando o conhecimento escolar numa perspectiva para além do disciplinar. Compreendendo a indisciplina como possibilidade de romper fronteiras entre disciplinas numa visão complexa do conhecimento. 
A Judicialização da Escola
No turno da tarde tivemos a conferência do Professor Marcelo de Faria Corrêa Andreatta, professor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI. O professor Marcelo possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002); Graduado em Direito (URI). É Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é docente do curso de História da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, professor titular de História Contemporânea. É professor e sócio-fundador do Instituto de Educação e Direitos Humanos.  
Em sua conferência desenvolveu o tema “A judicialização da Escola” através do diálogo entre educação e direito, focando os lugares ocupados pelos sujeitos (Equipe de Gestão e Professores) na escola e como os conflitos presentes nas relações são encaminhados nesse espaço.   Propõe-se que os  conflitos na escola sejam olhados do ponto de vista da indisciplina e na perspectiva do ato infracional sendo, portanto, análises distintas com encaminhamentos também diferenciados.
 



 




 


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