Aconteceu,
no dia 03 de outubro, mais uma etapa de formação continuada para os professores
da Rede Estadual de Educação – Ensino Fundamental e Ensino Médio, de
abrangência da 14 CRE – Santo Ângelo, no auditório da URI. O encontro reuniu
537 professores de 11 municípios de abrangência da 14ª CRE, momento em que se
desenvolveu duas conferências (manhã e tarde) com renomados educadores e
pesquisadores em educação: Professor Attico Chassot e o Professor Marcelo de
Faria Corrêa Andreatta.
Da Disciplina a Indisciplina
Attico Chassot é professor há 52 anos (desde 13 de março de
1961). Sua formação acadêmica e profissional iniciou com a licenciatura em
Química (UFRGS). É mestre e doutor em Educação (UFRGS) e pós-doutor na
Universidade Complutense de Madri. Foi professor titular da PUC-RS, FAPA, UFRGS
ULBRA, UNISINOS. Foi professor visitante na Aalborg Universitete na Dinamarca.
Foi co-orientador em processo de cotutela na Universidade de Lyon 2. É
professor e pesquisador do Mestrado Profissional de Reabilitação e Inclusão do
Centro Universitário Metodista IPA; Professor-pesquisador do Programa de Pós
Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
(URI) no Campus de Frederico Westphalen; Professor-pesquisador do Programa de
Pós Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle, em Canoas.
Orientador de doutorado na REAMEC - Rede Amazônica Ensino de Ciência.
O Professor
Dr. Atticco Chassot tem nos livros e no escrever duas de suas paixões. É
autor de vários livros, dos quais sete estão ainda em circulação: A ciência
através dos tempos (Moderna, 1994, 23ªed. 2011). Para que(m) é útil o ensino?
(EdULBRA, 1995, 2ªed, 2004); Alfabetização científica: questões e desafios para
a educação (EdUNIJUI, 2000, 5ªed, 2011); A Ciência é masculina? É sim, senhora!
(EdUnisinos, 2002, 5ªed, 2011); Educação consciência (EdUNISC, 2003, 2ªed,
2007); Sete escritos sobre Educação e Ciências (Cortez, 2007); e Memórias de um
professor: hologramas desde um trem misto (EdUNIJUÍ. 2012).
Na sua conferência abordou o tema “Da
disciplina a Indisciplina”. Fez uma leitura epistemológica acerca da origem e
das relações entre os diferentes conhecimentos focando o conhecimento escolar
numa perspectiva para além do disciplinar. Compreendendo a indisciplina como possibilidade de romper fronteiras entre
disciplinas numa visão complexa do conhecimento.
A Judicialização da Escola
No
turno da tarde tivemos a conferência do Professor
Marcelo de Faria Corrêa Andreatta, professor da Universidade Regional
Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI. O professor Marcelo possui graduação em História pela
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002); Graduado em Direito
(URI). É Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(2005). Atualmente é docente do curso de História da Universidade Regional
Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, professor titular de História
Contemporânea. É professor e sócio-fundador do Instituto de Educação e Direitos
Humanos.
Em
sua conferência desenvolveu o tema “A
judicialização da Escola” através do diálogo entre educação e direito,
focando os lugares ocupados pelos sujeitos (Equipe de Gestão e Professores) na
escola e como os conflitos presentes nas relações são encaminhados nesse
espaço. Propõe-se que os conflitos na escola sejam olhados do ponto de
vista da indisciplina e na perspectiva do ato infracional sendo, portanto, análises
distintas com encaminhamentos também diferenciados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário