quarta-feira, 1 de outubro de 2014

III Simpósio APECS – Brasil: Integrando a Comunidade Científica de Polo a Polo e Formação de Educadores-Pesquisadores e Pesquisadores-Educadores
Arraial do Cabo – RJ

O Instituto Estadual de Educação Odão Felippe Pippi, da 14ª CRE de Santo Ângelo - RS, se fez presente no evento de Pesquisadores e Educadores sobre o Ártico, Antártica e Oceanos, na cidade de Arraial do Cabo, Rio de Janeiro, nos dias 22 a 28 de setembro de 2014. O Instituto foi representado pela professora Aline Madrid, que durante o ano de 2013 (através do NTE – Núcleo de Tecnologia do Estado) e início de 2014, desenvolveu nas turmas de Sala de Recursos, de 8ª série, 3ª anos do Ensino Médio e Curso de Magistério – Pós Médio, atividades referentes à Semana Polar Internacional, junto com as professora Irena Bielohoubek, Cassandra Patias, Laís Madrid e Maristela Mascarin.

Durante a semana polar de 2013, ocorrida no mês de setembro, as turmas dessas professoras estudaram sobre as mudanças climáticas e as consequências para a Antártica, bem como confeccionaram bandeiras utilizando o software livre Tux Paint. Essas bandeiras foram enviadas para a APECS – Associação de Pesquisadores e Educadores em Início de Carreira sobre o Mar e os Polos, que realizou a impressão das mesmas. Cada bandeira foi levada à Antártica por um pesquisador que a fotografou durante expedição ao continente gelado.

As atividades realizadas com os alunos do Instituto Odão foram reconhecidas pela APECS – Brasil, que convidou a coordenadora do projeto da escola, para estar presente no III Simpósio APECS – Brasil, em Arraial do Cabo, visando apresentar para professores e pesquisadores de diversos estados brasileiros e países, os trabalhos confeccionados pelas turmas da escola, bem como para estar atuando como professora pesquisadora no Projeto de Formação de Educadores-Pesquisadores e Pesquisadores-Educadores da APECS-Brasil.


A APECS – Brasil está oferecendo ao Instituto Estadual de Educação Odão Felippe Pippi, a oportunidade de continuar desenvolvendo projetos de pesquisa em ciências sobre os polos e os oceanos. Em breve também serão ofertados à escola, materiais didáticos, livros e recursos importantes para o desenvolvimento de projetos de pesquisa nessa temática, para os professores e alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário