terça-feira, 30 de dezembro de 2014

CONQUISTAS IMPORTANTES NA 14ª CRE (2011 a 2014)



         Além de inúmeras conquistas na nossa região como equipamentos para as escolas, (mais de 5 mil itens) , obras de melhorias do espaço físico, concurso público com número expressivo de nomeações (178 professores nomeados), Promoções para  913  professores e 82 servidores, destacamos também como  ponto de muito orgulho de nossa gestão a Formação Pedagógica.
         Iniciamos a formação continuada, um dos eixos estratégicos – Reestruturação Curricular e formação  continuada -  já no início de 2011, com a abertura do ano letivo com a presença do  Sociólogo e Educador   Oscar Jara, falando aos professores e funcionários sobre Educação Popular – a importância e o significado da sistematização da pesquisa.
         No primeiro semestre de 2011 o debate se deu nas escolas e a sistematização destes encontros foi  sob o formato de colóquio realizado em Santo  Ângelo em conjunto com a Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, com o objetivo  de levantar  as demandas, os desafios que se apresentavam à educação.
           Deste colóquio originou-se a idéia do Projeto Macromissioneiro de Formação Continuada de Professores e Funcionários, desdobrados, na execução da proposta, em 12 (doze) GTs (Grupos de Trabalhos): Alfabetização e letramento, Ciências Humanas, Ciências Naturais, Linguagem, Matemática, Seminário Integrado, Gestão, Curso Normal, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo e Funcionário. Envolve nove instituições de Ensino Superior atendendo a 6 (seis) CREs Coordenadoria Regional de educação ( Santo Ângelo, Santa Rosa, Ijuí, Cruz Alta, Três Passos e São Luiz Gonzaga).
             Tivemos ainda na questão de Reestruturação Curricular, além da Alfabetização, Educação do Campo, Formação por área do conhecimento, o grande momento de implantação do Ensino Médio Politécnico.
               As conquistas desta proposta iam aos poucos tornando-se visíveis, sejam através dos relatos dos professores ou  através dos trabalhos realizados pelos alunos, evidenciados na Mostras de iniciação científica realizadas, sendo que neste ano, em 2014, em outubro tivemos mais de 200 alunos envolvidos com a  exposição de 70 trabalhos, sendo estes, uma pequena amostra dos diversos trabalhos desenvolvidos em nossas escolas do Ensino Médio.
         Deixamos nossa marca de muito trabalho e de que Educação de qualidade se faz com investimentos, muito estudo e comprometimento.
             O momento é de agradecimento, muitos desafios foram vencidos, mas com certeza ainda há muito a fazer.
         Desejamos a todos um Feliz ano novo repleto de realizações.

Maristela Beck Marques
                                 Coordenadora Regional de Educação – 14ª CRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário