terça-feira, 30 de dezembro de 2014

CONQUISTAS IMPORTANTES NA 14ª CRE (2011 a 2014)



         Além de inúmeras conquistas na nossa região como equipamentos para as escolas, (mais de 5 mil itens) , obras de melhorias do espaço físico, concurso público com número expressivo de nomeações (178 professores nomeados), Promoções para  913  professores e 82 servidores, destacamos também como  ponto de muito orgulho de nossa gestão a Formação Pedagógica.
         Iniciamos a formação continuada, um dos eixos estratégicos – Reestruturação Curricular e formação  continuada -  já no início de 2011, com a abertura do ano letivo com a presença do  Sociólogo e Educador   Oscar Jara, falando aos professores e funcionários sobre Educação Popular – a importância e o significado da sistematização da pesquisa.
         No primeiro semestre de 2011 o debate se deu nas escolas e a sistematização destes encontros foi  sob o formato de colóquio realizado em Santo  Ângelo em conjunto com a Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, com o objetivo  de levantar  as demandas, os desafios que se apresentavam à educação.
           Deste colóquio originou-se a idéia do Projeto Macromissioneiro de Formação Continuada de Professores e Funcionários, desdobrados, na execução da proposta, em 12 (doze) GTs (Grupos de Trabalhos): Alfabetização e letramento, Ciências Humanas, Ciências Naturais, Linguagem, Matemática, Seminário Integrado, Gestão, Curso Normal, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo e Funcionário. Envolve nove instituições de Ensino Superior atendendo a 6 (seis) CREs Coordenadoria Regional de educação ( Santo Ângelo, Santa Rosa, Ijuí, Cruz Alta, Três Passos e São Luiz Gonzaga).
             Tivemos ainda na questão de Reestruturação Curricular, além da Alfabetização, Educação do Campo, Formação por área do conhecimento, o grande momento de implantação do Ensino Médio Politécnico.
               As conquistas desta proposta iam aos poucos tornando-se visíveis, sejam através dos relatos dos professores ou  através dos trabalhos realizados pelos alunos, evidenciados na Mostras de iniciação científica realizadas, sendo que neste ano, em 2014, em outubro tivemos mais de 200 alunos envolvidos com a  exposição de 70 trabalhos, sendo estes, uma pequena amostra dos diversos trabalhos desenvolvidos em nossas escolas do Ensino Médio.
         Deixamos nossa marca de muito trabalho e de que Educação de qualidade se faz com investimentos, muito estudo e comprometimento.
             O momento é de agradecimento, muitos desafios foram vencidos, mas com certeza ainda há muito a fazer.
         Desejamos a todos um Feliz ano novo repleto de realizações.

Maristela Beck Marques
                                 Coordenadora Regional de Educação – 14ª CRE

Coordenadora Regional de Educação Maristela Beck Marques e equipe agradecem a colaboração de todos pelo trabalho na Gestão 2011/2014 em momento de confraternização

 








quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

MATRÍCULA/2015


            Lembramos que no período de 05 a 13 de janeiro de 2015 estarão abertas no site da Secretaria Estadual de Educação (www.educacao.rs.gov.br) as inscrições para as transferências no Ensino Fundamental- 2ºAno ao 9º Ano (8ª série) e retardatários do 1º Ano do Ensino Fundamental e 1º Ano do Ensino Médio.  No mesmo período, acontecerão as matrículas, diretamente na escola, para os designados para o 1º Ano do Ensino Fundamental e 1º Ano do Ensino Médio, cujas inscrições aconteceram em outubro (1ª etapa).  Também serão efetuadas diretamente na escola as transferências dos 2º e 3º Anos do Ensino Médio, Curso Normal (magistério), Educação de Jovens e Adultos (EJA).

             No dia 22 de janeiro de 2015 estarão disponíveis no site da Secretaria de Educação (www.educacao.rs.gov.br) os designados na 2ª etapa, cujas matrículas deverão ser efetuadas, na escola, no período de 23 a 30 de janeiro de 2015.

 

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO: UM PERCURSO CONSTRUÍDO A MUITAS MÃOS

 

Martin Kuhn

 

O I Seminário Macromissioneiro de Formação Continuada de Trabalhadores em Educação, ocorrido em Cerro Largo, em 27 de novembro de 2014, reuniu em torno de mil professores. Contou com a presença do Secretário Estadual de Educação Professor, Dr. José Clóvis de Azevedo, com as representações das Universidades e Instituições de Ensino Superior envolvidas, com os representantes das 6 CREs envolvidas no Programa Macromissioneiro de Formação continuada dos Trabalhadores em Educação. Foi evento “festivo” de encerramento do percurso das atividades de formação desenvolvidas pelo programa ao longo do ano de 2014.

O programa foi resultado da convergência de esforços em torno da construção coletiva de uma proposta de formação continuada para os trabalhadores em educação pública de nossa região. A execução de um programa desse porte foi um desafio para os envolvidos.  Ele possibilitou um exercício concretizado daquilo que almejamos para os nossos educadores e educandos, ou seja, discutir práticas educativas que possibilitem desenvolver, a partir da experiência de selecionar, ordenar, elaborar e sistematizar a informação para transformá-la em conhecimento. Assumiu-se a formação como coletivo que se encontra para pensar e refletir sobre a prática escolar.

O programa se caracterizou pelo protagonismo dos trabalhadores em educação manifesto pela participação e produção efetiva dos envolvidos, seja pela escrita, seja pela postura crítica-reflexiva sobre as suas práticas pedagógicas. Compreende-se que o exercício da reflexão, do debate, da leitura e da interpretação como indiscutíveis no percurso da formação, pois permite a todos os envolvidos nas tarefas cotidianas da escola visitar e revisitar reflexivamente a realidade escolar. Contexto em que cada um é, ao mesmo tempo, formador e aprendente.

Reconhece-se que há possibilidades e limites de um programa desenvolvido em um tempo tão exíguo, uma vez que rupturas no campo epistêmico e pedagógico da educação não se produzem de modo apressado. Contudo nos oportunizou visualizar o tamanho do desafio que se apresenta a nós trabalhadores em educação, se queremos realmente assegurar à escola pública o acesso, à permanência e o sucesso qualificado da formação humana das crianças e adolescentes.

Os grupos de trabalhos (GTs) por setor, função, modalidade de ensino ou área do conhecimento são uma oportunidade de os pares dialogarem sobre as dificuldades, sobre os avanços, sobre os desafios da escola para dos nossos tempos. Coletivizar a finalidade da escola significa romper com as perspectivas fragmentadas, compartimentadas. Um programa de formação continuada só assegura seu sucesso à medida que realiza a sua contribuição na garantia do direito à aprendizagem e o desenvolvimento humano integral dos estudantes. O programa não é um fim em si mesmo. Ele só se realiza na qualificação da tarefa da escola o que requer um trabalho coletivo construído a muitas mãos.

Os desafios se seguem. Torcemos pela continuidade do programa como forma de criar uma cultura escolar e uma lógica de trabalho coletivo e participativo dentro da escola e se consolide a formação continuada. Torcemos também pela garantia de recursos para o financiamento do programa uma vez que ele traz o ensejo de se tornar uma Política Pública. Não há dúvida de que O Programa Macromissioneiro de Formação Continuada dos Trabalhadores em Educação, somado às demais ações formativas desenvolvidas em nossa região, foi e, espera-se que continue sendo, uma valiosa contribuição na defesa e na qualificação da escola pública.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

14ª CRE REALIZA FORMAÇÃO INICIAL DO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO

         De 09 a 12 de dezembro, na URI Santo Ângelo, estará acontecendo a formação inicial para Alfabetizadores e Coordenadores voluntários do Programa Brasil Alfabetizado.
         O objetivo geral deste programa é capacitar os alfabetizadores para atuarem em turmas de alfabetização de Jovens e Adultos, tendo como foco a cidadania e também capacitar coordenadores de turmas acerca dos conhecimentos necessários para o acompanhamento das práticas e das aprendizagens dos alfabetizadores junto às turmas.
         A coordenação do evento está a cargo do Polo Missões, ao qual a 14ª CRE faz parte, juntamente com as Coordenadorias de São Luiz Gonzaga (32ª CRE) e de Ijuí (36ª CRE).











PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

 
         No sábado dia 06 de dezembro foi realizado o Seminário Integrador do PACTO da Alfabetização na Escola Técnica Presidente Getúlio Vargas, contou com a presença da Coordenadora Maristela Beck Marques, Orientadoras de estudos Rosani Izolan, Márcia Santos, Iara Bandeira, Rosane Prestes, Ademi Diel e Eliane Tizzoti, de alguns diretores (as) das escolas de abrangência da 14ª CRE e todos os professores alfabetizadores de 1º ao 3º ano.
        Agradecemos a presença de todos e especialmente a Diretora da Escola Técnica Getúlio Vargas Professora Elizabeth Silveira, que sempre disponibilizou o espaço e materiais para que os eventos que aconteceram durante o ano. Na oportunidade aconteceu a exposição dos belíssimos trabalhos das professoras.
 




 

 



Entre-Ijuís realiza formatura do PROERD










sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

NTE/14ª CRE participa de Curso de Formação Pedagógica em Tecnologia

A Secretaria de Estado da Educação realiza de terça a quinta-feira (2 a 4), o último encontro pedagógico de tecnologia de 2014. A formação ocorre nos turnos da manhã e da tarde no auditório Paulo Freire, no Centro Administrativo Fenando Ferrari, em Porto Alegre (CAFF/POA). Participam cerca de 100 representantes de Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).
O secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, que fez a abertura do evento, falou sobre a importância das novas tecnologias de comunicação para o ensino, e destacou o Projeto Educomunicação: Radioescola de Santa Maria, como referência para o Estado. “Colocar as novas tecnologias como ferramenta pedagógica de uso continuado é nosso grande desafio com o projeto Educomunicação. Tudo é preciso ter um início, e Santa Maria foi nosso começo, foi nosso projeto piloto. A partir desta iniciativa, espraiamos o projeto para o Estado elevando o nível e garantindo cada vez mais a participação de alunos e professores”, explicou Azevedo.
Por fim, o chefe da Pasta da Educação ressaltou o papel dos NTEs, que, segundo ele, foi ressignificado nesta gestão. “Com os trabalhos deste núcleo, conseguimos formar mais protagonistas, seres ativos em seu tempo, que caminham ao lado da tecnologia. Este trabalho foi fundamental para nossa gestão, que tem em um de seus eixos a modernização tecnológica”, completou.
A coordenadora do Projeto Província de São Pedro, Malu Pinto, destacou o objetivo da atividade e a expectativa dos responsáveis pelo desenvolvimento da tecnologia educacional. “É o encontro final desta gestão em que está sendo feito o feedback do que foi feito até o momento. Aponta a continuidade através da constituição de um Grupo de Trabalho, o GT 6 de transição, composto por 10 professores que representam os NTEs no Estado. Nesse encontro trazemos duas novas diretrizes: A Educomunicação, que já existe e, a robótica, que ainda é incipiente”, disse.
“O que pretendemos e desejamos é a união de todos para dar continuidade ao que foi desenvolvido até agora. Foi o que fizemos nessa gestão, na tecnologia educacional, integramos o que existia ao Projeto Província de São Pedro e demos prosseguimento”, explicou Malu.
A Seduc já investiu mais de R$ 100 milhões na aquisição dos netbooks, instalação de infraestrutura nas escolas e na formação dos professores, através de oficinas, cursos presenciais e à distância, bem como nas próprias escolas. A estimativa é de que o final desta gestão, o projeto vá até 35 municípios, beneficiando 105 escolas estaduais com a distribuição dos computadores.
O curso tem prosseguimento nesta quarta-feira (03) com oficina de Prezzi, na parte da manhã e a tarde, palestra sobre Tecnologias Digitais. Na quinta-feira (04), último dia, haverá apresentação de relatos de experiência, no turno da manhã e a tarde, oficinas de robótica.