terça-feira, 3 de junho de 2014

Juventude e culturas do século XXI são debatidas no II Seminário Internacional de Educação




A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza de 2 a 4 de junho, o II Seminário Internacional de Educação, que traz para o debate e reflexão o tema Conhecimento e as Juventudes do Século XXI. O evento pedagógico se configura como o ponto alto do processo de formação continuada de professores da Rede Estadual em 2014, possibilitando a mais de 25 mil professores e gestores da educação estadual gaúcha – de forma presencial e via transmissão simultânea para mais de 60 pontos no interior do Estado – o contato com o pensamento e a prática de renomados pesquisadores estrangeiros, nacionais e regionais.
            O Seminário foi aberto oficialmente com a presença do Secretário Estadual de Educação, Jose Clovis de Azevedo e de diversas autoridades, às 18h do dia 02, em cerimônia no Salão de Atos da Reitoria da UFRGS, antecedendo à conferência principal, do francês Michel Maffesoli, que abordou o tema Juventudes e Culturas no Século XXI.
          Na região de abrangência da 14ª CRE a transmissão acontece em três locais: em Santo Ângelo no Teatro Municipal Antônio Sepp e no Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo – IESA, em Cerro Largo no câmpus da Universidade Federal da Fronteira Sul – IFFS.
         Segundo o secretário, o termo “juventude” já não é capaz de explicar a realidade a que estão sujeitos os adolescentes e as adolescentes na faixa etária correspondente, a escola e a educação não podem mais virar as costas para a contemporaneidade, enfatiza o secretário, destacando que temas como a relação entre educação e mercado/mundo do trabalho, as novas tecnologias, a perspectiva do jovem em relação ao papel da escola e da educação para a sua formação integral devem, também, nortear a definição de políticas públicas – educacionais e sociais.
         Jose Clovis de Azevedo lembra que é na busca por identidade e identificação que os jovens participam de determinados grupos, e esses agrupamentos são muito percebidos no espaço educacional. Por isso, o secretário destaca que a definição do tema do Seminário, Conhecimento e Juventudes, está intimamente ligado ao processo de reestruturação curricular do Ensino Médio, que está em curso na Rede Estadual desde o ano de 2011, com a definição da proposta, e aplicação nos currículos de forma gradativa, a partir de 2012, com encerramento neste ano de 2014, quando as turmas de 3º ano do Ensino Médio passam a contar com a nova matriz curricular.
       O secretário recorda que em 2011, no início da gestão, um diagnóstico apontou que o Ensino Médio da Rede Estadual estava em crise: currículo fragmentado e dissociado da realidade do aluno, altos índices de reprovação e repetência (34,7%). Do total de jovens entre 15 e 17 anos, 84 mil (14,7%) estavam fora da escola. Assim, a proposta curricular para o Ensino Médio foi construída na perspectiva de assegurar o acesso à escola, ao conhecimento, à aprendizagem e a permanência do aluno na escola até finalizar seus estudos, na convicção de que este é o processo que propicia a inserção social e a cidadania.
        Portanto, a reflexão proposta pelo Seminário Estadual, do conceito de juventudes e sua relação com a educação e o conhecimento constitui ferramenta para definição de ações que garantam a qualidade social necessária à educação pública e ao processo de ensino e aprendizagem nas escolas estaduais.

TEATRO ANTONIO SEPP







IESA




UFFS - CERRO LARGO








 

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