A Secretaria de Estado da Educação (Seduc)
realiza de 2 a 4 de junho, o II Seminário Internacional de Educação, que traz
para o debate e reflexão o tema Conhecimento e as Juventudes do Século XXI. O
evento pedagógico se configura como o ponto alto do processo de formação
continuada de professores da Rede Estadual em 2014, possibilitando a mais de 25
mil professores e gestores da educação estadual gaúcha – de forma presencial e
via transmissão simultânea para mais de 60 pontos no interior do Estado – o
contato com o pensamento e a prática de renomados pesquisadores estrangeiros,
nacionais e regionais.
O Seminário foi aberto oficialmente
com a presença do Secretário Estadual de Educação, Jose Clovis de Azevedo e de
diversas autoridades, às 18h do dia 02, em cerimônia no Salão de Atos da
Reitoria da UFRGS, antecedendo à conferência principal, do francês Michel Maffesoli,
que abordou o tema Juventudes e Culturas no Século XXI.
Na região
de abrangência da 14ª CRE a transmissão acontece em três locais: em Santo
Ângelo no Teatro Municipal Antônio Sepp e no Instituto Cenecista de Ensino
Superior de Santo Ângelo – IESA, em Cerro Largo no câmpus da Universidade
Federal da Fronteira Sul – IFFS.
Segundo o
secretário, o termo “juventude” já não é capaz de explicar a realidade a que
estão sujeitos os adolescentes e as adolescentes na faixa etária
correspondente, a escola e a educação não podem mais virar as costas para a
contemporaneidade, enfatiza o secretário, destacando que temas como a relação
entre educação e mercado/mundo do trabalho, as novas tecnologias, a perspectiva
do jovem em relação ao papel da escola e da educação para a sua formação
integral devem, também, nortear a definição de políticas públicas –
educacionais e sociais.
Jose
Clovis de Azevedo lembra que é na busca por identidade e identificação que os
jovens participam de determinados grupos, e esses agrupamentos são muito
percebidos no espaço educacional. Por isso, o secretário destaca que a
definição do tema do Seminário, Conhecimento e Juventudes, está intimamente
ligado ao processo de reestruturação curricular do Ensino Médio, que está em
curso na Rede Estadual desde o ano de 2011, com a definição da proposta, e
aplicação nos currículos de forma gradativa, a partir de 2012, com encerramento
neste ano de 2014, quando as turmas de 3º ano do Ensino Médio passam a contar
com a nova matriz curricular.
O secretário
recorda que em 2011, no início da gestão, um diagnóstico apontou que o Ensino
Médio da Rede Estadual estava em crise: currículo fragmentado e dissociado da
realidade do aluno, altos índices de reprovação e repetência (34,7%). Do total
de jovens entre 15 e 17 anos, 84 mil (14,7%) estavam fora da escola. Assim, a
proposta curricular para o Ensino Médio foi construída na perspectiva de
assegurar o acesso à escola, ao conhecimento, à aprendizagem e a permanência do
aluno na escola até finalizar seus estudos, na convicção de que este é o
processo que propicia a inserção social e a cidadania.
Portanto, a
reflexão proposta pelo Seminário Estadual, do conceito de juventudes e sua
relação com a educação e o conhecimento constitui ferramenta para definição de
ações que garantam a qualidade social necessária à educação pública e ao
processo de ensino e aprendizagem nas escolas estaduais.
TEATRO ANTONIO SEPP
Nenhum comentário:
Postar um comentário